terça-feira, 24 de janeiro de 2017




Este Inverno


Não sei se é por estar a vivê-lo agora, e já ter esquecido o inverno passado. Mas parece-me que este inverno está a ser mais rigoroso que o inverno passado. No último inverno, parece-me, as temperaturas não foram tão baixas. Não me lembro de nenhum dia com máxima de 12º C e mínima de 1º C para Lisboa, isto sem falar nas temperaturas negativas no Norte e Interior do país – Só peço ao Sr. do aquecimento global que me digam onde é que ele acontece, para que eu possa passar lá os dias frios que acontecem aqui em Portugal.      


Texto: António Oliveira


Music’arte


Na passada terça-feira deu-se início à primeira sessão do Music’arte, uma iniciativa levada a cabo pelas nossas monitoras, ao qual responderam os utentes da Área de Dia com bastante empenho.

A sessão baseou-se na harmonização de músicas tradicionais através de um instrumento musical não muito visto nos dias de hoje, a Harmónica. Durante a atividade recordámos inicialmente músicas populares e de infância, terminando com a participação de todos soletrando canções e cantando as mais conhecidas.


 
Foi uma atividade muito positiva que criou muito bem-estar e alegria entre os utentes e o grupo. Ficou, felizmente, combinado repetir mais vezes. 














 Fotografia: Pedro Coelho
Texto: Carlos Figueira

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017


            


Sessão de Educação para a Saúde

      
Como Vêem os Olhos


             No dia 12 de Janeiro de 2017 recebemos dois finalistas do curso de medicina, Gonçalo e Ricardo que nos vieram dar umas luzes sobre como funcionam os olhos e como é interpretada a sua informação pelo cérebro.
             Todos os utentes estavam interessados em assistir à sessão tendo feito muitas perguntas que foram respondidas.
             Ficamos esclarecidos relativamente a doenças que forçam o uso de óculos ou lentes de contacto. Além disso falamos sobre outras doenças, como as doenças que afectam a visão e exigem uma intervenção mais delicada ou mais cirúrgica. 
            Todos nos ficamos satisfeitos.   







 Texto: José Costa
 Fotografia: Pedro Coelho



             



 Ano novo/ vida nova

Com as expectativas  reforçadas, entramos no ano de 2017. As pessoas vêem a sua auto estima elevada e fazem votos renovados de boas festas e de próspero ANO NOVO.

Nesta quadra festiva: Natal, Ano Novo e Reis, é também uma época em que o comércio expande as suas vendas, em especial, dirigida às crianças.

A virgem, São  José e o Menino Jesus são a trilogia  desta família.

Salvé, 2017

Texto: Norberto Silva
Fotografia: Área de Dia